Desigualdade de renda cai no país, avalia Fundação Getúlio Vargas

28/11/2005 - 17h16

Deniza Gurgel
Da Voz do Brasil

Brasília – A desigualdade social no Brasil está diminuindo, segundo a pesquisa "Miséria em Queda" da Fundação Getúlio Vargas. Lançado hoje (28), o estudo usou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (Pnad), divulgados na última sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pnad revelou que a renda das famílias teve um aumento de quase 3% em 2004.

Para o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social, Rômulo Paes, o resultado da pesquisa revela muito mais que um aumento de renda. "A desigualdade no Brasil não se alterava desde 88. A população mais pobre do Brasil está ganhando mais também se comparada à população mais rica, ou seja, a riqueza no Brasil está se desconcentrando. Essa é a melhor notícia. O Brasil está redistribuindo melhor a sua riqueza".

Rômulo disse que as ações na área de educação, saúde e transferência de dinheiro, por exemplo, foram responsáveis pelo resultado. O secretário falou que a expectativa é que, no próximo ano, a diminuição da miséria no país seja ainda maior por causa das ações voltadas para os indígenas e quilombolas.