Associativismo no setor de mineração é tema de discussões em seminário

28/11/2005 - 11h31

Geysa Albuquerque
Da Agência Brasil

Brasília- O Seminário Nacional do Cooperativismo e Formas Associativas na Mineração, promovido pelo Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral e Departamento Nacional de Produção Mineral, começa hoje (28), às 14h, no Auditório Petrônio Portela do Senado. O objetivo do encontro é discutir alternativas de desenvolvimento da pequena mineração com a formação de cooperativas e do associativismo.

"As pessoas que participarão desse seminário vêm de todo Brasil. São cooperativistas de mineração, garimpeiros, pequenos produtores, cooperativas de artesanato mineral e outras organizações sociais como sindicatos e associações, direta ou indiretamente ligados á pequena produção mineral", explicou a coordenadora do Departamento Nacional de Produção Mineral, Vânia Coelho.

Para a coordenadora, o seminário será uma oportunidade para o setor de mineração receber mais apoio. "Os garimpeiros, pequenos agricultores e as pessoas que vão participar desse seminário querem uma política de fomento para as cooperativas terem seus direitos", afirma Vânia.

O objetivo central do seminário é promover a integração, o desenvolvimento do cooperativismo na mineração brasileira, a partir da discussão e encaminhamentos na construção de uma política pública de apoio e fomento que resultem em um Programa Nacional de Cooperativismo da Mineração.

O seminário prossegue até quarta-feira (30), debatendo temas como o acesso ao crédito, saúde e segurança no trabalho, capacitação e gestão de empreendimentos. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.mme.gov.br.