Acadêmicos e autoridades analisam em seminário a luta pela terra no Brasil

28/11/2005 - 9h19

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - A luta pela terra no Nordeste do Brasil é o tema do seminário que vai reunir na sede da Fundação Joaquim Nabuco, de amanhã (29) até quinta-feira (1º), representantes da comunidade acadêmica, dos governos federal e estadual e de movimentos sociais.

O evento é lembra as lutas camponesas e aos 90 anos de nascimento do líder Francisco Julião, (morto em 1999), um dos responsáveis pelas primeiras discussões sobre reforma agrária no país. O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, foi convidado para proferir a palestra Estado Brasileiro e a Reforma Agrária, nos últimos 20 anos, na abertura do seminário, às 19h.

Também contam como conferencistas o coordenador regional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Jaime Amorim, o presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura, Manoel Santos e Uilton Tuxá, da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo a assessoria de imprensa da Fundaj, as conclusões do encontro vão constar de um documento que pode servir de base para adoção de novos modelos de distribuição de terras.