Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - Os pequenos exportadores brasileiros terão, a partir do próximo mês, mais facilidade para a realização de negócios no mercado externo. Com esse objetivo, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está alterando a página do serviço "Alerta, Exportador!" na internet, ampliando o número de países e produtos.
O diretor da Área Internacional do Inmetro, Paulo Ferracioli, disse à Agência Brasil que "a página vai ter, agora, milhares de produtos e mais de 100 países, com as exigências técnicas para cada um dos produtos listados. Será uma página muito mais fácil de navegar, com mapas e informações mais amplas do que havia antes".
Ferracioli explicou que para realizar o trabalho, o Inmetro disponibilizou todo o seu acervo na página do "Alerta, Exportador!". Lembrou, entretanto, que o instituto continuará à disposição do empresariado para fornecer todas as informações que não constarem na página, entrando em contato com órgãos dos outros países similares ao Inmetro.
Ferracioli avaliou que o novo serviço "vai facilitar muito a vida dos pequenos exportadores". Esclareceu que essa é uma área complexa. Disse que o produtor brasileiro, principalmente o pequeno e o microempresário, não têm facilidade de saber qual a exigência técnica para exportar seu produto, por exemplo, para o Canadá ou para a Malásia.
"Onde é que ele vai arrumar essa informação? É difícil. Então, o exportador pergunta e nós, ou já temos essa informação, ou temos o direito, porque somos membros das Organização Mundial do Comércio (OMC), de entrar em contato com o outro país e ele nos responde obrigatoriamente, devido a acordo internacional. A informação é repassada ao exportador", informou Ferracioli.
O diretor do Inmetro disse que esse é o único jeito de o exportador obter uma informação confiável. O outro caminho seria recorrer às embaixadas, mas Paulo Ferracioli argumentou que esses locais não têm pessoal técnico como tem o Inmetro.
O instituto recebe mais de dez perguntas diárias de empresários. Segundo o diretor, isso reflete a entrada dos pequenos exportadores no mercado. Com o início dessa nova fase do serviço Alerta, Exportador!, Ferracioli acredita que a procura direta por informações será reduzida. Os produtos mais procurados pelos empresários que desejam exportar são têxteis, confecções, cachaça e alimentos.