Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A fonoaudióloga Márcia Tiveron trabalha em um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde de São Paulo. Para ela, a ampliação do número de centros vai permitir maior divulgação de informações junto aos profissionais de saúde para tratar do trabalhador. "O país é enorme. O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não está preparado para atender os trabalhadores. O centro é fundamental para irradiar os conhecimentos de pesquisa e assistência", afirmou.
O centro em que Márcia Tiveron trabalha funciona desde 1985. "Ele está sendo incorporado à rede do Ministério da Saúde. Hoje existe uma política nacional de saúde do trabalhador, coisa que há 20 anos não existia. A gente está procurando se integrar nessa política", disse ela.
A fonoaudióloga explicou que o centro onde trabalha promove a capacitação dos profissionais da rede do SUS. "Criamos uma metodologia de avaliação auditiva para trabalhadores que estejam sob risco químico. A gente chama a rede e tenta capacitar as pessoas que trabalham com audiologia, para que tenham a sensibilidade e a eficácia no tratamento de pacientes expostos a esses produtos".