Ministério da Agricultura confirma três novos focos de aftosa no Mato Grosso do Sul

17/10/2005 - 21h42

Aloisio Milani
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou três novos focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul. O estado já havia registrado um foco no município de Eldorado, o que provocou o embargo parcial ou integral da carne brasileira por 32 países.

Um dos novos focos foi localizado na fazenda Jangada, vizinha à fazenda Vezozzo, onde havia sido identificado o primeiro caso da doença na semana passada. Também foram confirmados focos nas fazendas Guairá e Santo Antônio, localizadas no município de Japorã, fronteira com o Paraguai.

Em nota, o ministério diz que o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Belém (PA), encaminhou hoje (17) laudo à Secretaria de Defesa Agropecuária confirmando a ocorrência da doença.

Após esta confirmação, devem ser adotados os mesmos procedimentos sanitários realizados na fazenda Vezozzo, ou seja, sacrifício do rebanho e enterro dos animais em valas comuns. Haverá restrição de ingresso de pessoas nas propriedades e investigação epidemiológica para saber a
origem da contaminação.

O Ministério da Agricultura, segundo a nota, aguarda o resultado de exame de material colhido em outras três propriedades em Japorã, que estão sob suspeita.

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento