Laboratório confirma eficiência da vacina usada no Brasil contra febre aftosa

17/10/2005 - 17h35

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A vacina usada na imunização do gado brasileiro oferece proteção contra o vírus tipo O, presente no foco de febre aftosa encontrado no município de Eldorado, em Mato Grosso do Sul. A informação é do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, que recebeu hoje (17) comunicado do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), com os resultados dos testes feitos com a vacina brasileira.

Segundo nota do Ministério da Agricultura, a vacina é produzida por seis laboratórios privados autorizados. "Todas as vacinas são testadas, partida por partida", disse Jorge Caetano, diretor do Departamento de Saúde Animal. Caetano afirmou ainda que o resultado divulgado pelo Panaftosa mostra claramente a eficiência da vacina produzida no Brasil. A qualidade da vacina pode ser afetada, destacou Caetano, no caso de má conservação ou aplicação inadequada. O material, por exemplo, tem que ser refrigerado, mas não pode ser congelado.

Na mesma análise, o Panaftosa concluiu que o vírus detectado em Eldorado é de um tipo comum da região sul-americana e, portanto, a espécie não é exótica no Brasil. A vacina brasileira contra a aftosa protege contra os três tipos de vírus mais comuns na América do Sul, ‘A’, ‘C’ e ‘O’.