Conheça a agenda da Semana Mundial da Alimentação em Brasília

17/10/2005 - 12h06

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Semana Mundial da Alimentação acontece até sexta-feira (21) com uma agenda de eventos no Brasil programados pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A idéia da Semana é estimular a sociedade civil, ministérios, conselhos, governos estaduais e municipais a realizar atividades relacionadas com a agricultura, alimentação e diversidade cultural, tema deste ano.

A semana foi criada pelo Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para sensibilizar as nações sobre os problemas da fome no mundo. Oficialmente, o Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro.

Hoje (17), acontece uma teleconferência destinada a esclarecer dúvidas sobre a gestão do Bolsa Família, especialmente quanto à adesão dos municípios ao programa e à atualização do cadastro único. O prazo de adesão ao programa termina no dia 31 deste mês. A assinatura do termo de adesão é pré-requisito parta que as prefeituras recebam os recursos destinados à atualização cadastral.

A teleconferência será transmitida ao vivo para todo o país na NBR, o canal de TV por assinatura da Radiobrás. Via satélite, pode ser vista das 15 às 16h55 (horário de Brasília), sintonizando a antena parabólica na transponder 6A2, polarização horizontal, freqüência 3930 megahertz (banda C) = 1220MHZ (banda L).

Na quarta-feira (19) está programado o seminário sobre o Projeto de Lei de Segurança Alimentar e Nutricional, no Senado Federal, em Brasília. Simultaneamente ocorre o 2º Encontro Nacional de Experiências Inovadoras em Alimentação Escolar organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

No mesmo dia será lançado, durante um café da manhã na Câmara dos Deputados, estudo sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A pesquisa foi elaborada pelo Instituto de Estudos Socieoeconômicos (Inesc) e a Coalizão FTN, Food, Trade and Nutrition (Alimentação, Comércio e Nutrição).

Nos dias 20 e 21, o Bolsa Família, considerado o maior projeto de transferência de renda já criado no Brasil, será tema do seminário internacional "Bolsa Família: 2 anos superando a fome e a pobreza no Brasil", que acontece no auditório do Palácio do Itamaraty. O seminário pretende ser um espaço para discussão sobre os principais resultados alcançados e as formas de aperfeiçoamento do programa. Participarão representantes das três esferas de governo, organismos e agências internacionais, integrantes da Rede Pública de Fiscalização do Bolsa Família, parlamentares, especialistas nacionais e internacionais. O Bolsa Família atinge cerca de 8 milhões de famílias e já investiu R$ 8,47 bilhões até agora.