Supermercado faz promoção no lançamento da Semana do Peixe em Brasília

22/09/2005 - 11h47

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A dourada, o camarão, a anchova e o atum estão em promoção no Carrefour Sul em Brasília. A iniciativa faz parte da Semana do Peixe, lançada hoje (22) pelo ministro da Secretaria especial de Aqüicultura e Pesca, Jose Fritsch.

Entre os objetivos da semana, o ministro ressaltou que está a conscientização de que consumir peixe toda semana faz bem à saúde. "Em 2003, a venda do produto pelos supermercados era menor que 1%. Hoje, em grande parte deles chega a 4%", informou o ministro, que já está no terceiro ano da semana.

Segundo Fritsch, além da conscientização, a idéia é estimular a venda e incentivar as promoções de pescado. "Com o aumento do consumo de peixe, a produção aumenta, assim como a geração de empregos", afirmou o ministro.

Friscth lembrou que o consumo ideal por pessoa, recomendado internacionalmente por órgãos de saúde é de 12 quilos por ano em média. Atualmente, a média de consumo dos brasileiros é de 8 quilos. Fristch afirmou que, em 2 anos, o consumo já aumentou em 1,2 quilo.

O ministro esteve em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e, até quinta-feira, lança a campanha em estados do Nordeste.