Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio - As aulas da primeira turma de participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) começam nesta segunda-feira (19). Na primeira fase de inscrições, em junho, o programa selecionou 1.080 jovens. As aulas para esses estudantes serão ministradas na Estação da Juventude Rinaldo de Lamare, na Rocinha, na zona sul da cidade.
No Rio de Janeiro, até o final do ano, cerca de 24 mil dos 30 mil jovens que participarão do programa devem receber a capacitação. As aulas para os outros 6 mil estudantes devem começar até março do ano que vem.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio, Elisangela Lima, a Rocinha foi escolhida para sediar a primeira turma devido ao perfil social da localidade. "É uma das áreas do município do Rio que apresentavam grande quantitativo de jovens com perfil solicitado e indicado pelo ProJovem", disse.
O ProJovem, realizado em parceria do governo federal com prefeituras de todo o Brasil, abriu na quarta-feira (14) as inscrições para cerca de 29 mil vagas na cidade do Rio. Para se inscrever, é preciso possuir entre 18 e 24 anos, conclusão da 4ª série do ensino fundamental e não ter concluído a 8ª série. O programa oferece o certificado de ensino fundamental e qualificação profissional em um curso com 12 meses de duração.