Força Nacional de Segurança realiza treinamento no Rio Grande do Sul

11/09/2005 - 8h47

Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - Um grupo de 250 militares e bombeiros de todo o país integrantes da Força Nacional de Segurança Pública chega no início desta semana a Montenegro, a 70 quilômetros de Porto Alegre, para um curso de padronização dos procedimentos profissionais nas diversas polícias militares dos estados.

De acordo com o coordenador-geral da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Aurélio Ferreira Rodrigues, o treinamento, que será realizado na Escola de Polícia de Montenegro, "visa a unificação e aperfeiçoamento das técnicas de abordagem, de patrulha, direitos humanos, procurando intensificar os treinamentos e adequar os profissionais à nossa realidade. Os cursos serão realizados até o final de dezembro, com novas turmas de 250 militares a cada 15 dias".

Ele explicou que coube às autoridades de cada estado selecionarem dentro das corporações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Rodoviária e Polícia Federal entre 15 e 20 profissionais para integrar a Força Nacional, cujo objetivo é agir em ocasiões especiais.

O grupo é coordenado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A Força Nacional não fica permanentemente agrupada. Depois de convocada em ocasiões de crise ou treinamento, os policiais voltam às suas respectivas funções nos estados, sendo mobilizados novamente somente em caso de uma nova necessidade.