Paulo Maluf e o filho Flávio estão presos na Polícia Federal em São Paulo

10/09/2005 - 10h39

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf e o filho dele, Flávio, foram presos hoje pela Polícia Federal (PF) acusados dos crimes de corrupção passiva, contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Flávio se entregou agora de manhã. Maluf chegou à sede da PF no início da madrugada. Na última quinta-feira (8), o Ministério Público Federal havia encaminhado à Justiça Federal de São Paulo denúncia contra o ex-prefeito. Na acusação, o procurador Pedro Barbosa endossou o pedido de prisão preventiva de Maluf por tentar dificultar as investigações.

Outras duas pessoas são citadas na denúncia do Ministério Público: o doleiro Vivaldo Alves, o Birigui, e o ex-diretor da Construtora Mendes Júnior, Simeão Damasceno de Oliveira. Eles são acusados dos mesmos crimes que o ex-prefeito. Segundo a assessoria de imprensa da Procuradoria da República do Estado de São Paulo, Birigui teria enviado dinheiro da família Maluf ao exterior.Já Simeão é acusado de divisão de propina.

O Ministério Público Federal pediu à Justiça que conceda o benefício de delação premiada (redução de pena) a Birigui e Damasceno por estarem (os dois) colaborando para as investigações com depoimentos e provas.