Brasília sediará a 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

10/09/2005 - 8h07

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A capital do país vai sediar a 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que ocorre de 24 a 27 de novembro deste ano. O coordenador da área técnica de saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Antônio Perez, lembra que a 1ª Conferência foi realizada em 1986, junto com a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Segundo ele, esses dois encontros foram fundamentais para incluir na Constituição de 1988 as questões dos direitos universais à saúde.

"Em 1988 o povo brasileiro conquistou o direito universal à saúde, e nesse direito está o direito à saúde do trabalhador. Lá no artigo 200 da Constituição está escrito que "compete ao Sistema Único de Saúde (SUS) garantir a saúde do trabalhador"", lembra Perez.

Em 1994, quando da realização da 2ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, começou a se pensar nas maneiras de introduzir as ações de saúde do trabalhador no SUS. Perez conta que desta época para cá algumas medidas nesse sentido foram efetivadas, como os registros de acidentes e doenças no trabalho e o reconhecimento das doenças relacionadas ao trabalho pelo SUS.

Ele relata que em 2003 foi implantada a Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador, compostas atualmente por 110 Centros de Referência à Saúde do Trabalhador espalhados por todo o país. A meta, segundo Perez, é chegar a 200 centros até o fim do ano que vem.

"Esses centros vão dar atenção especializada à saúde do trabalhador, às doenças relacionadas ao trabalho, a registros de acidente de trabalho, além de dar suporte técnico e instruir a rede de serviço público, os postos de saúde e os hospitais a atender o trabalhador quando ele tiver uma queixa de uma doença relacionada ao trabalho", afirma.

A realização da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador é uma iniciativa dos ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social.