Karina Cardoso
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Pescadores e pescadoras de todo o país têm até a próxima quarta-feira (31) para procurar a Secretaria Municipal de Educação de suas regiões e se inscreverem no projeto Pescando Letras, do Ministério da Educação (MEC). O projeto faz parte do Programa Brasil Alfabetizado, que visa alfabetizar segmentos excluídos da sociedade.
Ao todo, comunidades de mais de 800 municípios brasileiros terão acesso às aulas. A duração do curso será definida com base nas necessidades de cada região. "Cada município faz sua atuação de acordo com a realidade da comunidade de pesca, pois todo projeto político pedagógico tem que levar em conta a vida do pescador e da pescadora", afirmou o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch.
Dados do ministério da Educação (MEC) mostram que 48% dos pescadores do país são analfabetos e quase 80% são analfabetos funcionais, ou seja, aqueles que têm noções precárias de leitura e escrita.
"Ao tomar conhecimento de que mais de 40% dos pescadores não foram alfabetizados, imediatamente se estabeleceu um grupo de trabalho que agora tem um protocolo específico de ações para melhorar os indicadores nacionais desse segmento econômico. Temos 700 mil brasileiros e brasileiras que vão poder contar com uma ação mais rigorosa do estado, em parceria com as prefeituras e governos estaduais", explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Segundo José Frietsch, a meta do programa é atingir 70 mil analfabetos até o fim do ano e 100 mil em 2006. Um dos objetivos do Pescando Letras é realizar as aulas na época do defeso, período que dura de dois a cinco meses e no qual os pescadores cessam as atividades devido à procriação dos peixes.
Hoje, o ministro da Educação e ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca assinaram o acordo de cooperação mútua do programa Pescando Letras.