Defesa Civil alerta sobre baixa umidade do ar no Distrito Federal e em dez estados

29/08/2005 - 18h58

Brasília - A possível ocorrência, amanhã e quarta-feira (30 e 31), de índices de umidade relativa do ar próximos de 20% fez com que a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviasse alertas à Defesa Civil do Distrito Federal e de 10 estados.

O ar seco poderá causar danos à saúde das pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio no Distrito Federal e nos estados de Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Tocantins; oeste da Bahia; sul do Maranhão; oeste de Minas Gerais; sul do Pará; sul do Piauí; no norte e oeste de São Paulo.

A secura é conseqüência da presença de massa de ar que está sobre o Centro-Oeste e sobre partes do Norte e do Nordeste. A previsão indica que em Goiás, Mato Grosso e Tocantins a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 20%, ou seja, há possibilidade de que nesses estados os índices sejam ainda mais críticos.

A Sedec recomenda que os moradores dos estados e regiões sob o efeito da massa de ar seco evitem a prática de atividades ao ar livre entre as 10 e as 17 horas e lembra que crianças e idosos, mais suscetíveis aos efeitos da baixa umidade, precisam de acompanhamento constante. Além disso, todos devem ingerir líquidos com freqüência, durante todo o dia.

Como o ar seco aumenta o risco de incêndios florestais, a secretaria chama a atenção da população para o perigo das fogueiras na proximidade de matas. Os motoristas que passarem por áreas onde a vegetação esteja em chamas devem reduzir a velocidade e redobrar a atenção, devido à visibilidade comprometida pela fumaça.

Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram a emissão dps alertas de hoje.

Com informações do Ministério da Integração Nacional