Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai modificar o atendimento prestado pela Central de Relacionamento Fome Zero, serviço 0800 que tira dúvidas sobre o Bolsa Família e recebe contribuições para os programas sociais do governo. No início de agosto, o MDS lançou o edital que irá escolher até dezembro uma empresa de telecomunicações para fornecer o serviço. O edital estará disponível até 16 de setembro no site www.comprasnet.gov.br.
A empresa vencedora deverá substituir os serviços que são atualmente prestados, de forma voluntária, por quatro operadoras de telefonia – Telemar, Telefônica, Brasil Telecom e Embratel. "O novo serviço tem o objetivo de o governo assumir essa prestação de serviço que até hoje tem sido realizada por meio de doação. Então, a gente quer assumir isso, porque é um dever, foi o nosso acordo com eles", explicou o coordenador da Central de Relacionamento do Fome Zero, Fábio Cidrin.
Em funcionamento desde março de 2003, o serviço proporcionou, em mais de dois anos, economia de cerca de R$ 40 milhões, informou Cidrin. Durante esse período, a central recebeu mais de 6,5 milhões de ligações. Segundo informações do MDS, o atendimento prestado pela central ao cidadão propiciou ainda um aumento no orçamento destinado aos programas de transferência de renda de R$ 3,36 bilhões, no início do funcionamento do serviço, para R$ 6,5 bilhões em 2005.
De acordo com Cidrin, ao contratar uma empresa de telecomunicaçõe, o MDS também deverá aprimorar o serviço prestado. "Haverá possibilidade de ligar para as pessoas, e fazer uma pesquisa, ou encaminhar uma informação para os gestores municipais, ter relatórios mais claros de onde estão vindo as ligações etc", explicou.
Segundo o MDS, a maior mudança prevista será a centralização das operações do 0800 em uma única sede, localizada em Brasília. A alteração poderá diminuir o tempo de espera pelo atendimento para que não seja superior a 20 segundos. A nova central deverá estar preparada para receber uma média de 12 mil ligações por dia. A contratação da empresa deverá propiciar ainda um serviço de ouvidoria do MDS, que poderá receber críticas, sugestões e reclamações dos cidadãos.
"Não existe mercado de telemarketing, que é a central de relacionamento, para essa categoria de público que atendemos, que é um público de baixa renda. Geralmente você vê o telemarketing para quem tem um cartão de banco, que é para um público A e B, digamos. Essa é uma central de relacionamento que atende o público que está naqueles 11 milhões de famílias que estão abaixo da linha de pobreza", afirmou Fábio.
Além da arrecadação de recursos, a Central de Relacionamento Fome Zero resolve diariamente as dúvidas de beneficiários e contribuintes dos programas sociais do governo. De acordo com o MDS, as perguntas sobre o Bolsa Família são as mais freqüentes – representam 73% das chamadas. Outros 15% se referem a perguntas sobre os programas de segurança alimentar – restaurantes populares, bancos de alimentos, construção de cisternas, cozinhas comunitárias e programas de distribuição de leite. Outros 9% representam dúvidas sobre doações ao Fome Zero.
A Central de Relacionamento Fome Zero atende pelo número 0800 707 2003, e funciona diariamente de 8 às 20 horas, exceto em feriados nacionais.