Brasília - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participa, em Guaiaquil, no Equador, do fórum Agricultura e Vida Rural das Américas, segundo informa o ministério. O evento acontece entre os dias 28 agosto e 2 de setembro
Com outros 33 representantes de governos latino-americanos o ministro vai discutir temas como a redução da pobreza, geração de empregos, prosperidade rural e a cooperação entre os países do continente.
Na oportunidade, os ministros presentes devem firmar compromisso para priorizar políticas regionais de saúde animal, sanidade vegetal e inocuidade dos alimentos, além de apoiar programas que incentivem investimentos privados no meio rural e promovam a segurança alimentar e a agricultura orgânica e sustentável.
Paralelo ao fórum, segundo o ministério, acontecem a 3ª Reunião Ministerial sobre Agricultura da Cúpula das Américas e a 13ª Reunião Ordinária da Junta Interamericana de Agricultura. Durante a reunião ministerial, serão renovados os compromissos de atualização do Plano Agro 2015, aprovados pelos ministros da Cúpula da Américas. O plano consiste no apoio à reforma agrícola com base no fortalecimento das normas multilaterais que regulam o comércio do agronegócio, conforme acordo no âmbito das negociações da Organização Mundial do Comércio - o que incluindo a abertura dos mercados de países desenvolvidos e a eliminação dos subsídios aplicados por esses países em caso de exportação.
O Fórum Agricultura e Vida Rural das Américas é organizado pelo governo do Equador e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.