Sociedade brasileira participou da construção Agenda do Desenvolvimento, diz presidente da CUT

25/08/2005 - 23h21

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O novo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Felício, elogiou o "chamamento da sociedade para participar dessa agenda positiva", referindo-se à Agenda Nacional de Desenvolvimento, aprovada por unanimidade hoje (25) pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. A Agenda foi elaborada durante 11 meses, por um grupo de 50 integrantes do Conselho e uma primeira versão foi apresentada a todos os conselheiros em maio.

Mas Felício ressaltou que o Banco Central deveria reduzir rapidamente a taxa básica de juros, como forma de o empresariado nacional aumentar os investimentos e gerar mais empregos. A Agenda mapeia os 50 principais problemas do país. Eles são resumidos pelo Conselho em seis eixos: extrema desigualdade social e de renda; incapacidade da economia brasileira de incorporar o mercado interno potencial; infra-estrutura degradada, que não permite integrar o território, a economia e a sociedade brasileira; inexistência de um sistema de financiamento de investimento; insegurança pública; baixa capacidade cooperativa do Estado.

Para enfrentar esses desafios, a Agenda propõe 24 diretrizes. A agenda foi entregue ao ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva