PF inicia operação de combate à invasão de contas bancárias via internet

25/08/2005 - 22h49

Adriana Franzin
da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal iniciou hoje (25) a Operação Pégasus para combater a atuação de uma quadrilha de hackers especializados em roubar dinheiro de contas bancárias através da internet. A operação envolve 410 policiais, 126 mandatos de prisão e ocorre simultaneamente em oito estados do país.

Segundo as investigações da Polícia Federal, os ladrões descobrem dados bancários por meio de um programa conhecido como cavalo de tróia ou trojan. Quem acessa a internet recebe e-mails de alerta sobre invasões de conta, registro de inadimplência no Serasa ou irregularidades na Receita Federal. Nessas mensagens são requeridas as informações necessárias para o saque. Outro golpe usado é a página clone de bancos. Ao acessar o endereço eletrônico da instituição, o usuário é redirecionado para uma armadilha virtual.

A operação já prendeu dois suspeitos hoje no Maranhão: com Gesse Dias Nascimento, em Açailândia, foram apreendidos extratos bancários e cartões de contas correntes de várias pessoas; e com José de Ribamar Brito Júnior, em Imperatriz, mais cartões e senhas. No Piauí, um mandado de busca na empresa N&C Autopeças, em Teresina, levou à apreensão de um laptop e documentos que serão encaminhados à Superintendência Regional da polícia.

A operação Pégasus é a primeira grande ação coordenada pela Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal. As investigações já ocorrem há quatro meses e são uma extensão das operações Cash Net e Cavalo de Tróia. A ação se desenvolve nos estados de Goiás, Pará, Distrito Federal, Maranhão, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.