Defesa Civil alerta sobre baixa umidade do ar em oito estados e no Distrito Federal

26/08/2005 - 21h11

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional alertou hoje sobre a possível ocorrência de baixa umidade do ar, amanhã (27) e domingo (28), no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Tocantins. Segundo a previsão, o índice poderá baixar para perto de 20%, o que torna desaconselhável a prática de atividades ao ar livre e a exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas.

A massa de ar seco que está sobre o Centro-Oeste e partes do Norte e Nordeste deverá, neste fim de semana, afetar o cotidiano dos moradores do oeste da Bahia; do Distrito Federal; de Goiás; do sul do Maranhão; do sul do Pará; do sul do Piauí; e do Tocantins. É possível que a umidade relativa do ar seja ainda mais baixa, especialmente durante a tarde, nas horas mais quentes do dia, em regiões isoladas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados onde esse índice também deverá ficar em torno de 20% nos próximos dois dias.

A Sedec recomenda a ingestão freqüente de líquidos e especial atenção com as crianças e os idosos, pessoas mais suscetíveis aos efeitos do ar seco. Como a vegetação está ressequida, devem ser evitadas fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Os motoristas em trânsito pelas regiões com baixa umidade relativa do ar devem também manter atenção redobrada devido à redução da visibilidade causada pela fumaça dos focos de incêndio na beira das rodovias.

Dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram o envio de avisos sobre a possível ocorrência de baixa umidade relativa do ar em oito estados e no Distrito Federal.