Programa de crédito fundiário será lançado amanhã em Rondônia

25/08/2005 - 19h43

Diego Freire
Da Agência Brasil

Brasília - O secretário nacional de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Eugênio Peixoto, e o secretário de Agricultura, Produção e Desenvolvimento de Rondônia, Luiz Cláudio Pereira Alves, lançarão amanhã (26), em feira da produção da agricultura familiar na cidade de Ji-Paraná, o Programa Nacional de Crédito Fundiário no estado.

O programa é complementar à reforma agrária e tem por objetivo a geração de emprego e renda no meio rural por meio da concessão de linhas de financiamento para a compra de terra e para a implantação de infra-estrutura (casas, energia elétrica, rede de abastecimento de água, estradas). As taxas de juros variam de 3% a 6,5% ao ano, conforme as faixas de financiamento, e os agricultores têm um prazo de 14 a 17 anos para pagar, dependendo do valor do empréstimo.

Hoje (25), no estado do Rio Grande do Norte, foram entregues mais duas áreas para assentamento no município de São Paulo do Potengui. Eugênio Peixoto informou que o processo nessas áreas é feito no trabalho com pequenos grupos, onde as comunidades se organizam e apresentam propostas de financiamento.

Vinte estados brasileiros são atendidos pelo programa, que já beneficiou mais de 20 mil famílias. A meta para este ano é chegar a 35 mil famílias assentadas.