Professores do Rio, São Paulo e Brasília serão capacitados para enfrentar violência

25/08/2005 - 20h49

Rio, 25/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - Ensinar professores a lidar com a violência nas escolas e aumentar o rendimento escolar dos alunos é a proposta do programa Gente que Faz a Paz, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em parceria com cinco organizações não-governamentais. O programa foi lançado hoje (25) e irá capacitar professores de escolas públicas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Segundo pesquisas da Unesco, informou o representante da organização no Brasil, Jorge Wertheim, a violência nas escolas é o principal fator que dificulta o aprendizado escolar e a motivação de professores para o trabalho. Os estudos revelam ainda que entre os principais tipos de agressão no ambiente escolar estão os insultos, tanto da parte de alunos como de professores, agressões sexuais, brigas, tráfico de drogas e presença de armas de fogo e brancas.

Wertheim explicou que para a capacitação dos professores serão utilizadas publicações sobre a temática da violência. O objetivo é fazê-los "entender e aprender a enfrentar essas situações. É uma possibilidade de abertura do diálogo e do trabalho com os alunos, transformando a escola em um lugar muito mais prazeroso".

De acordo com a ONG Viva Rio, responsável pelo curso no Rio de Janeiro, cerca de 80 professores já estão inscritos na primeira turma, que começará na segunda-feira (29). Durante o ano, outras oito turmas, com a duração de um mês, serão formadas no Rio. Em São Paulo também serão nove turmas e em Brasília, quatro. Os professores interessados podem se inscrever via internet, no endereço www.gentequefazapaz.org.br.