Ministro Márcio Fortes abre Conferência das Cidades em Macapá

25/08/2005 - 6h27

Brasília - O ministro das Cidades, Márcio Fortes, participa hoje (24) em Macapá (AP) da abertura da 2ª edição estadual da Conferência das Cidades. O encontro, que vem sendo realizado desde março deste ano nas capitais, é preparatório à 2ª Conferência Nacional das Cidades, que o ministério promoverá em Brasília de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2005.

Até o fim de outubro, a conferência será feita em todos os estados, com enfoque em quatro temas: Participação e Controle Social; A Questão Federativa; Política Urbana Regional e Metropolitana e Financiamento do Desenvolvimento Urbano. Os temas foram escolhidos pelo Conselho das Cidades para aprofundar os debates em torno da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), em fase de elaboração. A PNDU vai orientar as ações dos
poderes públicos com a participação popular, para reduzir desigualdades sociais e regionais e diminuir lacunas nas áreas de habitação, saneamento ambiental, trânsito, transporte e mobilidade e planejamento territorial urbano.

A reunião começa às 8h30 e, além do ministro, participará o governador do Amapá, Antonio Waldez.