Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio – A secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graça Foster, convocou uma reunião "em regime de urgência" para o final da tarde de hoje (25), em Brasília, com representantes das refinarias Manguinhos e Ipiranga. O objetivo é tentar encontrar uma solução que ponha fim ao impasse que impede a retomada das operações das unidades.
Segundo nota do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), a convocação para esta nova reunião, que contará também com a participação de representantes do Sindipetro do Rio de Janeiro e da Comissão de base de Manguinhos, foi decidida após "mais um impasse criado pelas empresas", após reunião realizada nesta manhã, no Rio, entre técnicos da Refinaria de Manguinhos e da Petrobras.
As refinarias continuam considerando insatisfatória a proposta de usar a logística da Petrobras para exportar os derivados de petróleo. Na avaliação das refinarias, esta concessão não resolve o problema, somente reduz parte dos prejuízos.
A garantia de empregos dos cerca de 500 trabalhadores de Manguinhos só vai até a próxima quarta-feira (31).