BNDES cria linha de financiamento de R$ 1 bilhão para incentivar ferrovias no Norte e Nordeste

25/08/2005 - 17h03

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a criação do Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Ferrovias nas Regiões Norte e Nordeste do país. A nova linha de financiamento contará com um orçamento de R$ 1 bilhão, até 30 de junho de 2009, e juros de 1% sobre a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

De acordo com o BNDES, a participação do transporte ferroviário na produção total do transporte brasileiro é hoje da ordem de 21%, muito abaixo da participação do rodoviário (61%).

"A grande dependência do país em relação ao transporte por rodovias resulta em uma matriz desequilibrada e em custos logísticos excessivos, devido ao elevado consumo de combustíveis exigidos por tonelada-quilômetro", afirma a nota do BNDES.

Segundo o texto, a medida visa a contribuir para o desenvolvimento regional, incentivo a implantação de projetos de infra-estrutura de transporte ferroviário de carga. Com uma malha ferroviária com 29,8 mil quilômetros, extensão muito inferior à de países com dimensões semelhantes, como é o caso dos Estados Unidos (160 mil quilômetros), os investimentos em infra-estrutura ferroviária têm um papel importante no desenvolvimento do Brasil, tanto pelos efeitos multiplicadores no crescimento econômico com forte geração de emprego, como por induzirem a atividade econômica em regiões cujas produção é inviabilizada pelos elevados custos logísticos.