Agricultores de oito municípios cearenses terão de esperar por regularização de prefeituras

25/08/2005 - 15h12

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os agricultores familiares de oito municípios cearenses terão de esperar pelo menos mais um mês para receber o pagamento referente ao Garantia-Safra 2004-2005, informa o coordenador o coordenador-geral do programa, da Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Arnaldo de Brito. Segundo ele, os municípios estão inadimplentes junto ao Fundo Garantia-Safra, ou seja, até agora não pagaram o valor de R$ 16,5 por cada trabalhador inscrito no programa.

Segundo o coordenador, o pagamento do benefício começa a ser nos próximos dias nas agências da Caixa Econômica Federal, a 28.225 agricultores familiares de 18 municípios cearenses. "Aos municípios que estão inadimplentes junto ao fundo, estamos solicitando que de imediato regulamentem. Se eles estivessem em dia, também estariam entrando na folha de pagamento de agosto", disse.

Segundo Brito, os municípios cearenses que ficaram de fora da lista devem regularizar a situação o mais rápido possível, para que possam ser incluídos na folha de pagamento do mês de setembro. Ele destaca que esses agricultores já sofrem por causa da seca e "não devem ser penalizados novamente".

"Os municípios assumiram o compromisso de pagar os aportes municipais, os agricultores já pagaram e não é nosso interesse que eles sejam prejudicados. Pelo contrário, a idéia é que os agricultores tenham o acesso o mais rápido possível para que não venham a ser penalizados ainda mais", disse. "Nós fazemos um apelo aos sindicatos de trabalhadores rurais, às federações, para que, de certa forma, façam esse monitoramento junto às prefeituras", acrescentou.