Técnicos da Receita farão protesto no aeroporto do Rio

21/08/2005 - 18h40

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio - Técnicos da Receita Federal do Brasil entram na sexta semana de paralisação e marcaram para a próxima terça-feira, às 7h30, manifestação na porta de embarque nacional do Aeroporto Internacional Tom Jobim. O ato é em repúdio à forma como foi realizada a unificação da Receita Federal com a Receita Previdenciária.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Delegados Sindicais da Receita Federal no Rio, Aderaldo Vieira Chaves, "a paralisação está prejudicando o serviço de conferência das guias de importação e exportação no Aeroporto Internacional e no Porto do Rio de Janeiro".

Ele disse, ainda, que "está parada, também, a Seção de Controle de Arrecadação Espontânea, onde o contribuinte preenche o DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) e paga o imposto na hora".

O serviço de conferência da bagagem das pessoas que chegam de viagem do exterior ficou prejudicado com a greve.

Os técnicos da Receita Federal alegam que, mesmo integrando a carreira de auditoria desde sua criação, em 1985, e exercendo atividades específicas da área de tributação, arrecadação e fiscalização de tributos federais, em caráter autônomo, eles não têm definidas em lei todas as atribuições efetivamente exercidas, ficando sem o direito de chegar - por promoção - ao final da carreira.
A greve da categoria está mantida até o dia 29 deste mês, quando nova assembléia decidirá os rumos do movimento.