Quatro capitais brasileiras vão receber recursos para atualizar cadastro do Bolsa Família

21/08/2005 - 9h47

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Até o final do ano, quatro capitais brasileiras vão receber recursos para fazer a atualização do cadastro do programa Bolsa Família. Ao todo, Rio de Janeiro, Recife, Rio Branco e Porto Velho receberão R$ 1,8 milhão. Prefeituras têm até 20 de setembro para aderir ao programa e também receber o aporte financeiro.

O total de recursos varia de acordo com a estimativa de população pobre no município. As prefeituras recebem 20% do valor estimado logo após a publicação em Diário Oficial. As outras parcelas são liberadas a cada dois meses até o final de 2005, por meio do Fundo Nacional de Assistência Social.

Para ter direito aos recursos, é preciso que a prefeitura tenha um conselho ou comitê de controle social, com representantes das áreas de educação, saúde e assistência social. Além disso, é necessário preencher cadastro com informações como, por exemplo, cópias de documentos do prefeito e do gestor municipal.

De acordo com informações do MDS, até agora, mais de 1,8 mil formulários preenchidos já chegaram à Secretaria Nacional de Renda de Cidadania. Uma versão eletrônica do termo de adesão pode ser acessada na página do ministério na internet: http://www.mds.gov.br/ " target="_self"> www.mds.gov.br