No Rio, quatro mil mulheres participam de corrida para alertar contra câncer de mama

21/08/2005 - 12h57

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – Cerca de quatro mil mulheres participaram da "Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama", promovida neste domingo pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), na cidade do Rio. O evento teve por objetivo sensibilizar a população sobre os riscos e as formas de prevenção da doença.

A corrida faz parte da Campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", que completa 10 anos, e é realizada em outras nove cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte (MG), Brasília, São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), Recife (PE), Curitiba (PR) e Salvador (BA).

A atleta Francilene Araújo de Souza, segunda colocada na corrida, comemorou o resultado e ressaltou a importância de campanhas contra o câncer. "Isso é importante para que as mulheres procurem sempre um médico para que possa examina-las e preveni-las dessa doença, que está prejudicando muitas mulheres", disse.

O dinheiro arrecadado com as inscrições das corredoras, R$ 80 mil, foi revertido para a construção de um mini-hospital infantil dentro do Hospital Mario Kroeff, especializado no tratamento do câncer e localizado na cidade do Rio.

Segundo o diretor do hospital, Hiram Lucas, cerca de 120 crianças com câncer são atendidas pelo setor de pediatria, que funciona dentro do Mario Kroeff. Com o mini-hospital, que custará mais de R$ 600 mil, será possível separar os pacientes infantis das outras pessoas.

"Isso vai dar às crianças, afetadas por uma doença tão dura e agressiva, a privacidade e a possibilidade de ter um mundo deles. Vai ser ligado ao hospital por uma rampa, mas vai ser uma unidade como se fosse fora do hospital, exclusivamente, para criança, com decoração para criança e com todo o tipo de tratamento", disse Hiram.