Rodrigues inaugura unidade da Embrapa e lança programa de bioenergia no Maranhão

08/08/2005 - 22h32

São Luís, 8/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, inaugurou hoje uma unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na Universidade Estadual do Maranhão. A representação da Embrapa tem entre suas metas a implantação de 40 unidades de Validação Tecnológica, a fim de colocar em prática as pesquisas, capacitar técnicos para o levantamento de demandas tecnológicas e de novas práticas, difundir e transferir tecnologias, tanto na agricultura familiar quanto no agronegócio, além da elaboração de projetos.

O ministro também lançou no estado o Programa de Bioenergia, que segundo ele atrairá para toda a região Nordeste investimentos na produção de açúcar, álcool, biodiesel e energia elétrica gerada com a utilização de biomassa. "Vamos buscar mecanismos que nos garantam a competitividade no setor", disse.

Roberto Rodrigues lembrou que "a região equatorial, com luminosidade permanente, permite a produção de algodão, mamona, dendê, para a obtenção do biodiesel". E destacou que o biodiesel poderá repetir o que ocorreu com o álcool combustível, há trinta anos, "sem a necessidade dos subsídios para dar impulso ao processo".