Recursos de conversão da dívida podem ir para capacitação de professores de Língua Espanhola

08/08/2005 - 20h23

Brasília, 8/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hoje (8) que a conversão de parte da dívida externa do Brasil com a Espanha por investimentos na educação brasileira tem um significado mais desenvolvimentista que econômico. "Não é uma quantia que vai mudar a qualidade da nossa educação. É um projeto pontual, mas seu caráter simbólico é muito importante porque estabelece entre paises em desenvolvimento médio e países desenvolvidos, como a Espanha, uma agenda que pode tomar conta do cenário internacional".

Haddad se reuniu hoje com a vice-presidente da Espanha, Maria Tereza Fernandez de La Veja, para discutir critérios para a conversão de parte da divida brasileira em recursos para a formação e capacitação de professores de Língua Espanhola. Segundo ele, esse acordo serve de sinalização para a comunidade internacional de que é possível introduzir na agenda econômica novos expedientes que promovam a emancipação de determinado países".

Na última sexta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou projeto de lei que torna obrigatório o ensino de espanhol em todas as escolas, públicas e particulares, de nível médio. A medida deverá ser implementada nos estabelecimentos de ensino em cinco anos e de forma gradual. Nas escolas públicas, em centros de línguas, no mesmo horário das aulas. Já nas escolas particulares, os alunos poderão aprender o idioma em horário normal, nas salas de aula ou em centros de estudo, por meio de convênios.

Dados preliminares do Censo Escolar 2004 indicam que 8 milhões de alunos estão matriculados no ensino médio da rede pública estadual, municipal e federal, e 1,5 milhão em escolas particulares.