Haddad discute conversão de parte da dívida com vice-presidente da Espanha

08/08/2005 - 20h22

Brasília, 8/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - A conversão de parte da dívida externa brasileira em investimentos para a educação foi um dos temas da reunião entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e a vice-presidente da Espanha, Maria Tereza Fernandez de La Veja. A dívida brasileira com a Espanha é de aproximadamente US$ 25 milhões.

Segundo Haddad, "os dois governos vão estabelecer uma agenda internacional de cooperação para em um só tempo perdoar as dívidas e ao mesmo tempo receber investimentos". E para que se verifique que "um determinado gesto soberano de um país implique efetivamente apoio a um determinado projeto".

Durante a reunião, ficou estabelecido que até outubro, quando os dois governos se reunirão em Salamanca, na Espanha, grupos de trabalho dos dois países aprofundarão o debate sobre os critérios a serem adotados para que a proposta de conversão seja efetivada. "Os critérios ainda hoje precisam de mais lapidação, para garantir ao país que está perdoando parte da dívida que haverá investimentos efetivos em educação. Por isso, toda consideração a respeito da contabilidade desse projeto é importante", disse o ministro.

De acordo com Haddad, esses critérios contábeis precisam ser rigidamente estabelecidos: "Através de expedientes contábeis pode-se demonstrar que houve mais investimentos em educação em função de um determinado perdão e isso não acontecer de fato. O que se quer é blindar o projeto para que efetivamente se verifique um apoio adicional à educação, a partir de um gesto de generosidade de um país em proveito de um projeto educacional combinado de comum acordo".

A cooperação entre Brasil e Espanha também prevê investimento na formação de professores de Língua Espanhola. Lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última sexta-feira (5) tornou obrigatório o ensino de espanhol nas escolas públicas e privadas de nível médio. As escolas terão cinco anos para se adaptar à nova lei.