Seminário mostra tecnologias desenvolvidas para agricultura no semi-árido de Pernambuco

08/08/2005 - 12h18

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - As tecnologias desenvolvidas nos últimos 30 anos pela Embrapa Semi-Árido para a área de sequeiro do Nordeste, serão apresentadas, de hoje até quarta-feira (10), a pesquisadores, produtores, estudantes de escolas técnicas e representantes de instituições, em seminário no Centro de Convenções Nilo Coelho, em Petrolina, no sertão pernambucano.

De acordo com o pesquisador Pedro Gama, chefe da instituição, os trabalhos científicos ajudaram a promover, ao longo de três décadas, o desenvolvimento econômico e social no pólo de irrigação de Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco, e em toda a área onde há escassez de chuvas do Nordeste.

Ele destacou que o lançamento de novas tecnologias de produção agrícola foi fundamental para a elevação da produtividade, geração de emprego e renda e aumento da competitividade dos frutos tropicais comercializados nos mercados nacional e internacional.

"A história de 30 anos de atuação da Embrapa no semi-árido é marcada pela geração e repasse de conhecimentos tecnológicos, que levaram a essa área seca do Nordeste, perspectivas de desenvolvimento agrícola", observou.

Criada em 1975, a Embrapa Semi-Árido tem como meta trabalhar na busca de alternativas que promovam a sustentabilidade das atividades agropecuárias da região.