Objetivos do Milênio fazem parte dos debates da sociedade, diz presidente do Instituto Ethos

08/08/2005 - 15h06

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio já fazem parte da pauta de discussões da sociedade brasileira. Para o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, esse é um dos resultados produzidos pela Semana Nacional de Mobilização pela Cidadania e Solidariedade: "Não era nem assunto. Muita gente nem sabia da existência (dos objetivos)."

O instituto integra a rede de organizações sociais e empresa que criou o evento com o objetivo de estimular ações que ajudem o país a cumprir os oito Objetivos do Milênio. A segunda edição da semana será lançada hoje (8), em Belo Horizonte, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A edição de 2005 tem uma novidade: o lançamento do Prêmio Objetivos do Milênio. A premiação, pioneira no mundo, foi uma sugestão do presidente Lula, de acordo com Grajew. A idéia é contemplar governos municipais, órgãos públicos e privados, organizações não-governamentais e personalidades que realizarem projetos para o cumprimento das Metas do Milênio.

De acordo com Oded Grajew, o governo e a sociedade têm mostrado interesse em cumprir as metas, mas é preciso maior empenho."A nossa expectativa é que haja um maior engajamento da sociedade e que os municípios coloquem esses objetivos em suas políticas", afirmou o presidente do Instituto Ethos. Para isso, o instituto tem produzido material para orientar as empresas interessadas em contribuir com as metas. O prêmio será entregue em dezembro no Palácio do Planalto, segundo previsão da Secretaria-Geral da Presidência.

Grajew disse que o governo federal e as organizações da sociedade civil estão elaborando Metas Brasileiras, ou seja, objetivos que visam acabar com problemas da realidade do país, como a desigualdade social e a questão indígena. O documento terá prazo e cronograma de execução como o das metas do Milênio. A expectativa, ainda conforme Grajew, é que as metas do país sejam concluídas até o final do ano.

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram firmados por 191 países, em setembro de 2000, durante reunião em Nova Iorque. O conjunto, que deve ser cumprido até 2015, prevê: erradicação da extrema pobreza e da fome; acesso ao ensino básico universal; promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; redução da mortalidade na infância; melhora da saúde materna; garantia da sustentabilidade ambiental; combate ao HIV/Aids, à malária e outras doenças, além de estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.