Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre oficialmente a Semana Nacional de Mobilização pela Cidadania e Solidariedade, às 18 horas, no Teatro Sesi Minas, em Belo Horizonte. Esta a é a segunda edição do evento, que visa a contribuir – por meio de ações sociais em todo o país – para o cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Participam da cerimônia os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci. Também estarão presentes o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Carlos Lopez, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, e o prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel.
Na mesma solenidade, o presidente lançará o Prêmio ODM Brasil, destinado a governos municipais, órgãos públicos e privados, organizações não-governamentais e outras entidades da sociedade civil. Iniciativa pioneira no mundo, o prêmio tem por finalidade estimular ações e projetos que ajudem o país a cumprir as Metas do Milênio (ODM) e a constituir um banco de práticas bem-sucedidas que sejam referência de política pública para a sociedade e os governos.
O prêmio é promovido pelo governo federal, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Depois da cerimônia, o presidente deixa o local com destino à Base Aérea de Belo Horizonte, de onde embarca para Brasília. A chegada à capital federal está prevista para as 21h30.
Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos em setembro de 2000, durante uma reunião de líderes de 191 países. O documento traz como metas a erradicação da extrema pobreza e da fome no mundo; a universalização do ensino básico; a promoção da igualdade entre os sexos; a redução da mortalidade infantil; a melhoria da saúde materna; o combate ao HIV/Aids, à malária e outras doenças; a garantia da sustentabilidade ambiental; e o estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento.