Ibama terá apoio de voluntários para preservar a natureza

08/08/2005 - 12h15

Brasília - O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quer contar com a colaboração da população para continuar a preservação da natureza. Para isso, promove, de amanhã (9) até o dia 11, no Centro Cultural Brasília, um encontro com 35 coordenadores estaduais do Programa Agentes Ambientais Voluntários de todo o país.

O objetivo, segundo a coordenadora do Comitê Gestor do Programa, Juliana Simões, "é aproveitar todo potencial de mobilização do programa e a disposição da sociedade de colaborar com o governo. O Ibama começa, agora, a criar internamente uma cultura de inserção do trabalho voluntário na gestão ambiental", explicou.

O Programa Agente Ambiental Voluntário, gerenciado pelo Ibama, prepara e credencia cidadãos que queiram colaborar com o governo federal em atividades de educação, proteção, preservação e utilização sustentável dos recursos naturais. O trabalho de parceria é realizado em benefício de Unidades de Conservação Federais e demais áreas protegidas pelo governo.

Durante o encontro, serão realizadas palestras, oficinas de gestão de voluntariado e debates sobre educação ambiental. "Queremos despertar nas pessoas a necessidade da utilização racional dos recursos naturais como forma de melhorar a qualidade de vida da população", destacou a coordenadora.

Três lideranças que atuam no setor narrarão suas experiências. O coordenador do ProVárzea (programa do Ibama), Mauro Ruffino, falará sobre o trabalho que vêm realizando nas comunidades de pescadores do Pará. Henrique Horn mostrará os dividendos obtidos na Bahia, em benefício da proteção e preservação do Parque Nacional de Abrolhos, sob sua administração. Por sua vez, a coordenadora do programa no Amazonas, Anete Amâncio, falará sobre os resultados alcançados no seu estado, o que mais possui voluntários na área ambiental.

Desde 1997, quando o programa foi criado, o Ibama capacitou 2.653 agentes. São agricultores, indígenas, pescadores, profissionais liberais, estudantes. Por conhecerem de perto os problemas da comunidade, eles podem ajudar a encontrar soluções mais rápidas e em acordo com as peculiaridades locais.

Para participar, o candidato ao Programa Agente Ambiental Voluntário precisa pertencer a uma entidade ambiental ou afim, e ser apresentado por ela à Coordenação Estadual do programa, na Gerência do Ibama mais próxima. Junto, deve apresentar proposta de trabalho para o voluntário que indicar. O voluntário deve ser alfabetizado, ter mais de 18 anos, possuir documento de identificação e ser aprovado no curso de Formação de Agentes Ambientais Voluntários.

Com informações do Ibama.