Governo federal e prefeitura do Rio querem ações efetivas para revitalizar zona portuária

08/08/2005 - 15h20

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio – O projeto de revitalização do porto do Rio de Janeiro recebeu um novo impulso do governo federal. Em reunião com o secretário municipal de Urbanismo, Alfredo Sirkis, o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, disse que a idéia é fazer um convênio amplo, em que a prefeitura da cidade, o governo federal e a iniciativa privada implementem ações efetivas para que a zona portuária volte a ter importância para a economia do Rio.

O ministro não quis antecipar os valores do governo federal a serem repassados para a execução das ações, afirmando que os recursos ainda são objeto de discussão do convênio entre a União e a prefeitura do Rio, firmado há sete anos.

"Este projeto já foi apresentado, renovado, requentado, modificado, suspenso. Então agora vamos ver se conseguimos torná-lo efetivo. A prefeitura vem fazendo algumas coisas individualmente, mas é uma área muito grande e que envolve terrenos federais e da prefeitura, então vamos ver se a gente consegue harmonizar esta idéia de revitalizar todo aquele conjunto que envolve bairros como a Gamboa, Saúde, Caju e parte de São Cristóvão", explicou.

O ministro Márcio Fortes de Almeida disse que ainda nesta semana vai se reunir com o prefeito do Rio, César Maia, para detalhar o projeto.