Gilberto Gil e Francis Hime discutem inclusão da <i>Ópera do Futebol</i> na Copa da Cultura

08/08/2005 - 21h00

Rio, 8/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, discutiu hoje (8) com o músico Francis Hime a inclusão da composição Ópera do Futebol no projeto Copa da Cultura, que pretende mostrar o futebol de diversos países através de manifestações artísticas, durante a Copa do Mundo de 2006, que será disputada na Alemanha.

Hime explicou que é uma ópera "em três atos, para cantores líricos e orquestra sinfônica completa, navegando na fronteira entre a música clássica e a popular, com vários ritmos característicos brasileiros". Ele disse que vem trabalhando na ópera, a primeira que compôs, há alguns anos e que a expectativa é que seja apresentada durante a próxima Copa.

De acordo com o assessor-chefe do Ministério da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o projeto Copa da Cultura está sendo organizado pelo ministério em parceria com o Instituto Goethe e a Casa das Culturas do Mundo, centro cultural de Berlim financiado pelo governo alemão. Segundo Sérgio Sá Leitão, o projeto prevê a abordagem do futebol através da cultura, incluindo música, vídeos, fotos, mostras de cinema e artes cênicas.

O ministro Gilberto Gil ressaltou que o projeto Copa da Cultura foi proposto pela pasta no ano passado e que conta com o apoio da Federação Alemã de Futebol, que tem uma fundação cultural. Gil informou que representantes do Ministério do Esporte também estão discutindo propostas que serão incluídas no projeto.