Defesa Civil previne sobre chuva forte e queda de temperatura na região Sul

08/08/2005 - 17h11

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou alertas à Defesa Civil do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná prevenindo sobre a ocorrência de chuva forte, raios, ventos com até 70 quilômetros por hora queda de temperatura, geada e mar agitado, de hoje (8) até quarta-feira (10).

Os temporais, com ventos de até 60 quilômetros horários, poderão atingir, hoje e amanhã, municípios gaúchos, catarinenses e do sul, do leste e do litoral paranaense. É possível haver queda de granizo em áreas isoladas. A Sedec alerta sobre o risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras e recomenda que a população evite a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É conveniente também buscar abrigo dos ventos fortes e raios.

Nas faixas leste do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, amanhã, os ventos poderão alcançar 70 quilômetros horários, por causa da formação de um ciclone extratropical. O fenômeno, típico da região Sul do país, é diferente do Catarina, classificado por pesquisadores de primeiro furacão da América do Sul. Em março de 2004, o Catarina atingiu moradores de municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

De amanhã até quarta-feira, os gaúchos e catarinenses poderão conviver com temperatura mínima entre zero grau e dois graus Celsius, nas áreas mais altas, e entre quatro e sete graus, nas outras regiões. No Paraná, no mesmo período, os termômetros deverão baixar, ficando entre um e quatro graus, nas áreas de maior altitude, e entre cinco e dez graus, nas outras áreas. Durante esse período, os moradores de rua devem receber abrigo do frio.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as baixas temperaturas vão favorecer a formação de geada na madrugada e na manhã de terça e quarta-feira. Nesse período, os agricultores devem tomar as medidas preventivas para mininimizar os efeitos da geada. Os órgãos estaduais de defesa civil podem orientar os cidadãos sobre como se proteger de eventos meteorológicos extremos.

A previsão meteorológica indica também que, na terça e na quarta, o mar estará agitado no litoral dos três estados. As ondas poderão atingir, nas águas mais afastadas da costa do Paraná, quatro metros, e até seis no restante do litoral da região Sul. Por causa de tais condições de navegação, a Sedec desaconselha o tráfego de pequenas e médias embarcações no período.

Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) orientaram os avisos sobre temporais, granizo, baixas temperaturas, geada e mar agitado nos Estados da Região Sul.

Com informações do Ministério da Integração Nacional