Anvisa quer evitar surtos de contaminação e cria regulamento para produtos de base vegetal

08/08/2005 - 20h00

Danielle Coimbra
Da Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um regulamento para o preparo de alimentos e bebidas feitos de base vegetal e que está em vigor desde o dia 1º. De acordo com a Gerente de Inspeção e Controle de Risco de Alimentos, Ana Virgínia Figueiredo, os estabelecimentos de alimentação têm 180 dias para se adequarem às novas normas. "Os procedimentos visam evitar que novos surtos de contaminação, como o da cana de açúcar, que provocou a doença de chagas em cinco pessoas no estado de Santa Catarina, voltem a ocorrer", disse.

De acordo com Ana Virgínia, no novo regulamento será obrigatório que os comerciantes tenham um cadastro de fornecedores com nome, endereço e identificação da origem da matéria-prima para facilitar o acesso ao fornecedor em caso de contaminação. A regra também vale para quiosques, barracas e ambulantes. Segundo ela, o consumidor também poderá ajudar na hora da fiscalização desses estabelecimentos. "A fiscalização mais intensa e rigorosa irá começar a partir da data de vigência em termos de cumprimentos dessas regras, mas o consumidor pode nos auxiliar na medida em que ele identifica a presença de um ambulante que não está de acordo com as normas de higiene adequadas", afirmou.

Entre as regras, uma proposta que também proíbe o transporte de frutas junto com produtos tóxicos, a de que vitaminas e sucos sejam vendidos no mesmo dia do preparo e de que o gelo utilizado no preparo de alimentos seja fabricado com água potável.