Unicef faz Consulta sobre Violência contra Crianças e Adolescentes

07/08/2005 - 10h48

Lucas Parente
Da Agência Brasil

Brasília – Entre os dias 23 e 25 de agosto, será feita, na capital paulista, uma Consulta sobre Violência contra Crianças e Adolescentes. Segundo Helena Oliveira, coordenador de projeto do Fundo Nacional das Nações Unidas (Unicef) no Brasil, a consulta acontecerá em todos os países. "É uma ação que mobilizará vários especialistas para discutir o tema da violência contra crianças e adolescentes. A idéia é discutir e desenvolver ações para o enfrentamento da violência de uma forma mais articulada", disse.

A iniciativa faz parte de um estudo global, liderado pelas Nações Unidas, e irá reunir informações de todo o mundo a partir de levantamentos. Representantes de organizações da sociedade civil, conselhos de direitos e centros de pesquisa e universidades farão parte da equipe brasileira. Os resultados serão apresentados na assembléia geral das Nações Unidas em Genebra no ano que vem.

De acordo com a coordenadora da Área de Segurança e Justiça do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Maristela Marques, o projeto busca retratar todo o processo de violência que ocorre com crianças e adolescentes.

"A idéia é que saia desse trabalho um plano de ação onde as instituições parceiras, onde o conjunto da sociedade possa estar atuando e trazendo a temática da violência contra a criança e adolescente para a pauta da agência nacional", acrescentou.

Ela disse ainda, que no Brasil existe vários tipos de violência contra a criança e o adolescente como, a violência doméstica, na escola e a sexual. Mas que o Brasil vem combatendo esses crimes."Cada vez mais o Brasil vem buscando trabalhar a questão da violência de forma mais efetiva. Com trabalhos nas escolas e o resgate do valor da comunidade a gente vai conseguir reduzir a violência contras crianças e adolescentes", informou.