Atletas mirins fazem primeira atividade do Banco de Talentos

07/08/2005 - 13h10

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais de 115 crianças participam hoje (07) do projeto Banco de Talentos, do Ministério do Esporte, em um clube de Brasília. Foi a primeira atividade do programa, após seus lançamento oficial, na última sexta-feira (05). O programa tem como objetivo revelar novos atletas. As crianças passam por testes físicos e as que obtém os melhores resultados têm os nomes encaminhados para um banco de dados do ministério.

"O passo seguinte é disponibilizar o banco aos parceiros interessados – ou seja, técnicos, clubes, federações, confederações – para que eles possam estar utilizando essas informações e chamar esse pessoal para treinar", explicou André Arantes, secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento.

André Arantes ressaltou que nem todas as crianças talentosas têm a chance de treinar em um clube profissional. "O que a gente está fazendo é abrindo a possibilidade dessas crianças, que muitas vezes estão escondidas pelos cantos do país, de se apresentarem. E obviamente vão ser trazidas para clubes, núcleos de treinamento, para que possam desenvolver esse talento", afirmou.

Desde setembro do ano passado, o Ministério do Esporte já avaliou cerca de 80 mil crianças e adolescentes. Cerca de 5 mil nomes foram encaminhados ao banco de dados. Agora, com o lançamento do programa, a expectativa é de que 500 mil jovens sejam avaliados até o final de 2005. "A idéia é que vá em torno de 3% a 5% desse total para o banco de talentos, ou seja, aproximadamente 20 mil crianças", declarou.

O Ministério do Esporte está realizando parcerias com as secretarias de esporte estaduais e municipais e com escolas públicas e particulares para a realização dos testes físicos. Quem quiser acessar o banco de dados pode entrar na página oficial do ministério: www.esporte.gov.br