Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Representantes dos servidores públicos em greve devem se reunir amanhã (8) à tarde com o ministro da Previdência, Nélson Machado, para discutir uma proposta intermediária para pôr fim à paralisação de mais de dois meses do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo uma das integrantes do Comando Nacional de Greve, Vera Lucia Level, a categoria decidiu não levar nenhuma proposta fechada ao governo. "A idéia é que possamos sentar para juntos construirmos caminhos viáveis", afirmou Vera. Um dos pontos em que não há acordo é a questão da gratificação aos servidores do INSS. Enquanto a categoria defende que gratificação fixa, o governo propõe reajustes variados, conforme a produtividade.
Vera Level explicou que os servidores, mesmo estando dispostos a negociar, querem que o governo se comprometa a não descontar o salário dos grevistas pelos dias parados. "É uma premissa de que a categoria não abre mão", ressaltou Vera. Ela informou que, além de representantes dos servidores e do ministro da Previdência, devem participar da reunião parlamentares e funcionários do Ministério do Planejamento.