Bolsa de Talentos já tem primeiros casos de busca por atletas

07/08/2005 - 13h14

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um dos clubes que participam como parceiros do Projeto Banco de Talentos, do Ministério do Esporte, começou a procurar novos atletas hoje (07) em Brasília. Mais de 115 crianças, entre 7 e 14 anos, realizaram os testes físicos para mostrar suas aptidões.

O objetivo do programa, que foi lançado na última sexta-feira (05), é formar um banco de dados para ser disponibilizado a empresas que financiam atletas no país. As crianças que obtém os melhores resultados nos testes têm os nomes encaminhados para o banco.

O professor de educação física, José Dias, explica que são aplicados diversos testes que mostram as habilidades das crianças. "É uma bateria de testes, como flexibilidade, força de membro superior e inferior, agilidade, velocidade – que são quesitos básicos para qualquer esportista", disse José Dias. Ele ressalta que, a partir dessa avaliação, os jovens podem escolher as modalidades esportivas em que melhor se enquadram. "Cada esporte tem uma valência física que predomina. No caso do triatlon, por exemplo, é resistência aeróbica. No caso do futebol, potência de membro inferior. Detectando isso, a gente vai poder orientar os pais se a criança está no esporte em que ela vai ter um rendimento maior", afirmou.

Daniel Goulart, de 12 anos, pratica diversas modalidades esportivas, como tênis, judô e natação. Para ele, ter o nome no Banco de Talentos é um incentivo a mais. "Eu estou tentando conseguir um patrocínio para ajudar a pagar as viagens, que são caras. Nas competições que eu já participei era o meu pai que pagava", disse. Matheus Maia, de 12 anos, que joga futebol, foi incentivado pelo treinador a passar pelos exames. "Todo mundo sonha em ir para um time grande. Eu não sou diferente, quero ir para um time grande do Brasil ou do exterior", declarou.

Para o secretário nacional de esporte de alto rendimento, André Arantes, com o projeto, novos talentos serão descobertos. "A quantidade de talento esportivo que o Brasil tem é enorme. E, infelizmente, como muitas crianças não têm acesso a prática esportiva, a gente acaba ficando com um número limitado. Nós acreditamos que o banco de talentos vem fornecer condições para que essas crianças possam ser descobertas e treinadas", concluiu o secretário.

O Ministério do Esporte está realizando parcerias com as secretarias de esporte estaduais e municipais e com escolas públicas e particulares de todo o país para a realização dos testes físicos. Quem quiser acessar o banco de dados pode entrar na página oficial do Ministério: www.esporte.gov.br