Um dia após anúncio de reajuste, militares participam de cerimônia

07/08/2005 - 11h38

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A cerimônia da Troca da Bandeira no mastro em frente ao Palácio do Planalto, foi feita hoje, (7) como acontece em todos os primeiros domingos do mês. O Comando Militar do Planalto e o Ministério do Exército presidiram a troca, com a presença do comandante da força, general Francisco Roberto Albuquerque.

A cerimônia ocorreu um dia após o anúncio do vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o reajuste de 23% na remuneração dos militares. Segundo a nota, o reajuste será efetuado em parcelas de 13%, a partir de 1º de outubro deste ano, e de 10%, a partir de 1º de agosto de 2006.

O evento é feito alternamente pelo Exército, Marinha, Aeronáutica e pelo Governo do Distrito Federal. O Ministério do Exército ficou encarregado da troca neste mês por se tratar do Mês de Caxias, quando acontece o aniversário de nascimento do Duque de Caxias, Patrono do Exército.

As comemorações do Mês de Caxias vão ser marcadas nos dias 19, 20 e 21 de agosto por grande exposição interativa no Parque da Cidade, quando vão acontecer passeio em carros de combate, pista de cordas, apresentação de bandas, de cães da Polícia do Exército, passeio a cavalo e outras atrações. Para o dia 28 de agosto está prevista a realização da II Corrida Duque de Caxias, com percurso de 10 quilômetros no Parque da Cidade.

Os eventos do Mês de Caxias foram organizados pelo Comando Militar do Planalto. Ao final da cerimônia da troca da Bandeira Brasileira a banda do Regimento de Cavalaria de Guardas (RCG) executou hinos, marchas e músicas populares, enquanto o público permanecia no local.