PT aceita pedido de afastamento de Delúbio Soares

07/08/2005 - 12h24

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo –Afastado do cargo de secretário de Finanças do Partido dos Trabalhadores (PT), Delúbio Soares resolveu também pedir seu afastamento da legenda, por "tempo indeterminado". O pedido foi acatado ontem (6) pelo Diretório Nacional do PT, em reunião que segue hoje na capital paulista.

Mesmo afastado, Delúbio continuará sendo investigado pela Comissão de Ética da legenda. O antigo tesoureiro do partido admitiu ter feito financiamento irregular de campanhas e é apontado pelo deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) como um dos operadores de um esquema de compra de votos no Congresso Nacional.

A carta de Delúbio, pedindo seu afastamento, chegou ao Diretório Nacional no mesmo dia em que eram analisados duas propostas sobre o futuro do antigo tesoureiro. Uma previa a expulsão sumária. Isto é, sem dar ao acusado o direito à defesa e outra favorável à suspensão pelo período de 60 dias, conforme o estatuto, em que Delúbio poderia explicar-se na comissão de Ética. Mas antes que fizessem as avaliações chegou no Diretório a carta enviada por Delúbio. O pedido foi aceito por 46 membros contra 7 decisões de se manter a expulsão e três se abstiveram de votar.