Argentina, Equador, México, Panamá e Paraguai já testaram urna brasileira

07/08/2005 - 9h23

Brasília – O mesmo objetivo motivo que trazem, amanhã (8), uma delegação espanhola ao Brasil já trouxe representantes de outros países. A urna eletrônica usada nas eleições brasileiras já foi utilizada por cinco países da América Latina.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emprestou 15 mil urnas eletrônicas para o Paraguai, através de um convênio de cooperação técnica com a participação da Organização dos Estados Americanos (OEA). O mesmo acordo já possibilitou também que essas urnas fossem testadas nas eleições do México, Equador, Argentina e Panamá. Desenvolvidas pela Justiça Eleitoral essas máquinas tem sido colocadas à disposição dos demais países latino-americanos para ampliar o intercâmbio tecnológico e contribuir com a consolidação da democracia no continente americano.

Amanhã (8), às 16 horas, o presidente do TSE, ministro Carlos Velloso, receberá uma delegação chefiada pela vice-presidenta do governo da Espanha, Maria Teresa Fernández de la Vega, que irá conhecer o funcionamento do sistema eletrônico de votação brasileiro.