Operação do Ibama multa serrarias por desmatamento ilegal no Amazonas

07/07/2005 - 16h45

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília - A Operação Uiraçu, realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já aplicou cerca de R$ 8 milhões em multas para serrarias que praticam o desmatamento ilegal no Amazonas. Segundo o gerente executivo do Ibama Amazonas, Henrique Pereira, as apreensões passam dos 6 mil metros cúbicos de madeira.

Pereira afirma que 28 serrarias foram vistoriadas. "Das 28, 22 serrarias já foram atuadas e 6 embargadas e a tendência é que esse numero aumente com o avanço da operação. Já existem aproximadamente 4 mil metros cúbicos de madeira apreendida na região de Humaitá e na região sul mais 2.500 metros cúbicos", afirma. A madeira apreendida deve ser doada para instituições carentes da região ao final do processo administrativo.

Segundo o gerente do Ibama do estado, a ação apreendeu também diversos equipamentos. "Essa ação é estratégica visto que impedindo o funcionamento dessas máquinas, nós efetivamente impedimos que se dê continuidade ao desmatamento", disse. A ação conta com a ajuda do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). A operação Uiraçu deve se estender até novembro.