Ministério vai atualizar cadastro e descentralizar gestão do Bolsa Família

07/07/2005 - 19h23

Danielle Coimbra
Da Agência Brasil

Brasília - Os municípios que aderiram ao programa Bolsa Família poderão realizar automaticamente o bloqueio, desbloqueio ou cancelamento do benefício do Bolsa Família. A partir do dia 18, segundo a secretária Nacional de Renda de Cidadania, Rosani Cunha, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome colocará à disposição das prefeituras o Sistema de Gestão de Benefícios. "O sistema é baseado em padrão internet e a prefeitura precisa se cadastrar nas agências da Caixa Econômica Federal para adquirir uma senha de acesso", explicou.

Em teleconferência transmitida hoje para todo o Brasil, a secretária esclareceu que o ministério também lançará um Cadastro Único, a ser atualizado até o dia 31 de dezembro. Com o cadastro será atualizados os dados dos beneficiários, que receberão um Número de Identificação Social (NIS). "Será como uma carteira de identidade do cidadão nas relações com o governo", disse Roseni Cunha, acrescentando que esse número "permitirá que políticas públicas e sociais cheguem até a população carente".

Na segunda-feira (11), informou a secretária, deverá ser publicada no Diário Oficial da União portaria que regula o Cadastro Único. O ministério pretende liberar R$ 100 milhões para apoiar as prefeituras na atualização cadastral.

O objetivo, segundo Rosani Cunha, é criar um vínculo mais eficiente com as prefeituras e municípios. "Queremos que eles indiquem um secretário que já responda pelo Bolsa Família. É preciso indicar um gestor para que possamos ter um relacionamento mais próximo e evitar fraudes".