Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Hoje se completa um dia que 400 domicílios rurais do município de Paraty (RJ), pela primeira vez, recebem energia elétrica. A ação faz parte do programa Luz Para Todos, do governo federal em parceria com o governo estadual e concessionárias de energia elétrica. Foram beneficiadas cerca de duas mil pessoas que residem nas comunidades rurais próximas à Rodovia Rio-Santos, em área da Mata Atlântica. O investimento total foi de R$ 2,3 milhões.
A segunda etapa das obras de eletrificação do município, ainda não concluídas, atingirá mais mil domicílios da área e beneficiará índios caiçaras e pescadores. As instalações elétricas do programa são gratuitas e incluem um kit com três pontos de luz e duas tomadas.
Os moradores do meio rural da região de Paraty que não possuírem energia elétrica em casa podem procurar o escritório ou representante das concessionárias Ampla, Cerci, Ceral ou Cersan para solicitar a instalação da energia. O telefone do comitê estadual do Luz Para Todos é (21) 2588-7396, com atendimento de segunda à sexta-feira, em horário comercial.
O Luz Para Todos é um programa do governo federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. É desenvolvido em parceria com os governos estaduais, concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação. O programa já atingiu mais de 200 mil domicílios rurais e beneficiou cerca de um milhão de pessoas. Até o momento, já foram liberados cerca de R$ 550 milhões para a realização das obras.
Bahia e Minas Gerais são os estados mais atendidos pelo programa – cada um deles com mais de 26 mil domicílios beneficiados. As comunidades quilombolas, as aldeias indígenas, os assentamentos rurais e os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual têm prioridade para o atendimento.
Com informações do Ministério de Minas e Energia